“LABIRINTITE NÃO EXISTE”.

 

        Tema complicado e bastante abordado de forma empírica e errônea são os distúrbios do equilíbrio, tonturas e vertigens. O termo “Labirintite” se difundiu entre a população e os profissionais de saúde tornando-se uma entidade popular e comum, sendo que na realidade é uma entidade nosológica pouco frequente, talvez rara em certas situações ou até mesmo inexistente. O termo “LABIRINTITE” refere-se a um processo inflamatório do ouvido interno de origem inflamatória ou infeccioso sendo os vírus e bactérias seus principais agente. Esta situação na rotina diária não é comum e é utilizada para denominar outros processos que cursam com tonturas e vertigens. Muitas vezes o leigo e o profissional de saúde desconhecendo a patologia se refere á aquela situação como “LABIRINTITE”, sendo que o correto, caso não se faça diagnóstico certo seria referir-se como uma “PATOLOGIA DO LABIRINTO”, ou uma vertigem, tontura ou desequilíbrio, mas nunca como “LABIRINTITE”.

Vertigens, tonturas e desequilíbrio são sintomas, ou seja, manifestações de uma doença e não querem dizer uma patologia especifica. Podem estar presentes em várias patologias não necessariamente do labirinto, mas de vários sistemas do corpo humano. Então torna-se necessário investigar a doença que está por trás daquele sintoma e não  denominá-la erroneamente. É bem comum pacientes idosos com tonturas e vertigens a décadas que carregam o diagnóstico de “LABIRINTITE” sendo que nunca a tiveram. Frequentemente estam com diabetes não diagnosticada, doenças sistêmicas e ficam tomando anti-vertiginosos muitos dos quais com vários efeitos colaterais como os depressores do labirínto os quais podem causar Parkissonismo.

  O Diagnóstico correto torna-se essencial para o inicio do tratamento precoce, melhoria dos sintomas e a prevenção de complicações, além de evitar-se tratamentos equivocados.

                                             Vale ressaltar que as principais patologias que causam tonturas e vertigens em termos de prevalência são: vertigem postural paroxística benigna: há um deslocamento de cristais “OTOCÔNICAS” dentro dos canais do labirinto e o paciente tem vertigens quando muda a posição da cabeça para um lado específico; vertigem fóbica: tonturas, mal estar na presença de ambientes não agradáveis ao paciente como locais fechados, altos, abafados, multidões tendo origem psicossomática; doença de meniére ou hidropsia: o labirinto torna-se “EDEMACIADO” cheio de liquido (HIDROPSIA); enxaqueca: doença em que ocorre espasmos seguidos de dilatações dos vasos cerebrais; doenças metabólicas: como diabetes, problemas de colesterol e triglicérides elevados; doenças neurológicas: dentre elas isquemias, tumores, derrames, doenças degenerativas.

Torna-se necessário diante de casos de tontura/vertigens uma abordagem detalhada, multidisciplinar a fim de se descobrir a causa e iniciar um tratamento específico.


ANTÔNIO AUGUSTO PONTELLO NEVES

MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA   CRM   27.141 

RUA PAULO FRONTIN  297,  TELEFONE   3774 -9836

imagem